Os que desejam se iniciar nesse esporte precisam aprender algumas coisas. Essa é a finalidade deste post: passar algumas dicas importantes aos iniciantes de motocross. Leia e confira!
Motocross, também chamada de MX, é uma modalidade esportiva bastante praticada no Brasil e no mundo. Abrange diferentes categorias, como veloterra, e outras. O tipo de moto utilizado para essas competições é o off-road.
Está se iniciando no motocross? Quais as dificuldades que encontra?
Além disso, é preciso preparar-se psicologicamente, controlando as emoções e, principalmente, o medo, o nervosismo e a ansiedade. Uma prova de motocross dura, em média, 30 minutos mais duas voltas. Não há pausa para o piloto que quer vencer. Entenda melhor o conceito “Força G”, que é produzida até os limites totais da força e resistência do piloto.
*Lembre que motocross é um esporte cheio de impactos e deslizes. Para enfrentar a pista, é preciso preparo físico que inclui:
Reduzir o consumo de álcool.
Dormir bem;
Dieta alimentar saudável;
Exercícios físicos de musculação e aeróbica;
Treinamento da modalidade (conte com a ajuda de um instrutor competente);
Enfrentando a pista de motocross:
Para sua proteção e segurança, deverá comprar equipamentos como:
Protetor de tornozelo.
Protetor de pescoço;
Protetor de coluna;
Óculos;
Cinta;
Camisa;
Calça com proteção;
Joelheiras ou braces;
Botas;
Luvas;
Colete;
Capacete;
Na hora de comprar sua moto
O ideal seria comprar um modelo dois tempos, como 125 e 250. Assim, o piloto terá oportunidades de começar aprendendo do básico e, ao passar para uma 250F (quatro tempos), poderá aproveitar melhor os recursos que o modelo oferece.
A 250 dois tempos é considerada a moto com melhor custo-benefício no que se refere à manutenção e potência, mas requer certas habilidades e preparo físico.
Recomenda-se também, para os iniciantes, o uso de motos nacionais de 230cc, como CRF (Honda) e TTR (Yamaha). Apesar de não indicada para saltos, a 230cc desenvolve bem em pistas de velocross e mesmo em pistas de motocross. Elas são ideais para pilotos iniciantes no esporte com mais de 15 anos de idade. O melhor é que permitem uma escala de aprendizado: o piloto pode participar de trilhas, enduros, veloterras antes de praticar motocross. Seu custo de manutenção também compensa.
Comprada sua moto, confira e ajuste certos elementos para que fiquem mais funcionais:
Conferindo o posicionamento de certos itens:
Garfos: posicionados mais acima, melhoram o desempenho em curvas de baixa velocidade, mas pioram em curvas de alta velocidade; mais abaixo, acontece o inverso.
Pedal de freio: pouco acima da pedaleira;
Pedal de marcha: pouco acima da pedaleira ou no mesmo nível dela;
Manetes: pouco abaixo do guidão;
Guidão: mais à frente;
Acompanhando o tipo de combustível, será modificada a regulagem na carburação.
Os tipos mais usados em motocross são:
Combustível de aviação.
Comum;
Comum com Pódium;
Pódium;
Ajustando as suspensões
Para isso, aconselha-se procurar um profissional competente e, ao mesmo tempo, um piloto entendido que passe as informações necessárias para ele. A regulagem das suspensões depende do peso do piloto e do nível de pilotagem que ele assume. A regulagem padrão consiste em:
Retorno: quanto mais fechar os cliques, mais lento será o retorno; quanto mais abrir, mais rápido ele fica.
Compressão: quanto mais fechar os cliques, mais dura fica a suspensão; quanto mais abrir, mais macia ela fica.
Durante sua movimentação nas pistas de motocross, você irá realizando outros ajustes.
Fechar tudo de novo e colocar na metade de cada regulagem.
Ir contando até abrir todos os cliques;
Fechar todos os cliques nos parafusos de compressão e retorno;
Fonte: https://blog.zelao.com.br