
Mais de 700 participantes nas duas e quatro rodas, muita festa antes e depois e muito sufoco durante. Como prometido, a trigésima edição do Ibitipoca Off-Road marcou de forma especial a história do desafio, hoje uma das mais tradicionais provas de regularidade no país. E, nas motos, a festa acabou sendo inédita, com a vitória de Tunico Maciel, piloto da equipe oficial Honda.
A disputa na Master entre o mineiro de Lavras e o ex-campeão brasileiro Emerson Loth, o Bombadinho, foi emocionante e definida apenas com a classificação do segundo dia. Ao fim de mais de 400 quilômetros de trilhas entre Juiz de Fora e Ibitipoca (no sábado) e no caminho inverso domingo, apenas três pontos separaram o piloto da casa do paranaense. Para completar o desafio, a chuva marcou a reta final da prova, com barro e piso escorregadio.
Mostra do equilíbrio, o tricampeão brasileiro e tetra da prova Jomar Grecco terminou em quinto, com a Yamaha da equipe O2BH. À sua frente, o também capixaba Luiz Felipe Zavarize, terceiro, e o mineiro Rodrigo Souza.
"A prova foi muito boa e bastante dura. Consegui andar bem, tranquilo e concentrado. Tivemos todos os tipos de terreno, com muitas trilhas, pedra e areia. No final, a chuva que caiu trouxe barro, lama e piso liso. Estou bastante feliz com esse resultado”, festejou o vencedor. Agora ele "vira a chave" e se concentra na reta final de preparação para o Rally dos Sertões, em que busca o bicampeonato.
Domínio mineiro
Apesar da presença de feras de todo o país, os mineiros fizeram bonito em grande parte das categorias. Também de Lavras, Dário Júlio levou a melhor na Brasil, com a Honda CRF250F. Samir Amaral, de Santos Dumont, venceu na Sênior; Arthur Teodoro, de Juiz de Fora; na Júnior; além de Jayme do Vale Ribeiro, na Novato. Situação semelhante nas duplas e nas categorias por faixa etária. Exceções na Pais e Filhos (os paranaenses Rony e Rudá Jachtchechen) e na Feminina (a capixaba Késsia Tristão).
Carros
Entre os carros (prova válida pelo Novo Rally MG), o conhecimento do terreno se mostrou decisivo. Tanto assim que, em três categorias, a vitória ficou com duplas de Juiz de Fora. Na Master, festa de Pedro Agrelle/Matheus Mazzei (Troller T4). Rodrigo Peternelli/Luana Alvarenga (Mitsubishi Pajero Full) levaram na Graduados. Diego Fernandes/Bernardo Gravina (Mitsubishi TR4) foram os campeões na Turismo Light. Os 'intrusos' na festa foram os paulistas Osvaldo Prezotto/Nathália Graciano (Mitsubishi Pajero Full), na Turismo.
Imagem: Janjão Santiago/Mundopress